Clínica de oftalmologia salvador, catarata salvador, glaucoma salvador

Degeneração Macular

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença silenciosa e principal causa de cegueira mundial em pessoas acima dos 50 anos. É uma doença que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergarem tudo o que está à sua frente, além de possibilitar a visão de cores.

As causas exatas de ambos os tipos de DMRI não estão completamente esclarecidas. No entanto, a genética, dieta, tabagismo, luz solar intensa, doença cardiovascular e hipertensão arterial são considerados como possíveis fatores de risco para a doença.

Os danos à visão central podem ser irreversíveis, mas a detecção precoce da DMRI e os cuidados mediante supervisão de um especialista podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.

Tratamentos: variam de acordo com a forma de desenvolvimento da doença (atrófica ou exsudativa) e do estágio de evolução das lesões no fundo do olho. Existem diversos métodos terapêuticos para a prevenção e tratamento da DMRI, entre eles destacam-se: uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras, o uso de vitaminas, de antioxidantes, e recentemente o uso da luteína (pigmento amarelo da gema do ovo).
Recentemente, realiza-se o tratamento da DMRI forma úmida com injeções intra-oculares de substâncias anti-angiogênicas ( inibidoras da proliferação vascular) , entre elas o Ranibizumabi ( Novartis - Lucentis) e o AFLIBERCEPTE ( Eylia).

Dra. Rosana Pimenta de Almeida
CRM 15610
Oftalmologia Geral e Retina