logo

Dicas Oculares

A diabetes pode levar à cegueira

A retinopatia diabética é a doença que atinge até 50% dos diabéticos em alguma fase da vida. Os diabéticos devem realizar a avaliação do fundo de olho uma vez ao ano, possibilitando ao oftalmologista prevenir ou retardar o aparecimento da doença.

Primeiros socorros oculares

Nas queimaduras químicas, lavar os olhos com água limpa em abundância é uma medida importante para socorrer a vítima após um acidente ocular, e, logo encaminhar a um oftalmologista. No caso de uma perfuração, é urgente que se encaminhe o acidentado ao oftalmologista para um atendimento mais eficaz. NÃO SE DEVE usar colírio anestésico, a não ser que seja um profissional habilitado; tal procedimento é realizado apenas durante o exame do olho acidentado. Comprimir o globo ocular, até que seja conhecido o tamanho do problema, deve ser evitado. É essencial, em caso de acidente, a avaliação de um oftalmologista, por ser habilitado para realizar o diagnóstico, inclusive, com equipamentos necessários para um adequado exame de olho.

Distância ideal para assistir TV.

A distância ideal para assistir TV deve ser de dois metros. Além de melhorar o campo de visão da tela, essa técnica pode evitar problemas de visão.