logo

Dicas Oculares

Não descuide durante o tempo seco

A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é fundamental.

Medir a pressão ocular é a melhor forma de diagnosticar o glaucoma

O glaucoma crônico aparece devagar e demora décadas para levar à cegueira. Como é intimamente ligado ao histórico familiar, exames periódicos podem salvar as pessoas desse risco. O recomendável é uma consulta anual com o oftalmologista. Passar o dia em uma clínica medindo a pressão do olho pode parecer cansativo, mas é o melhor caminho para um diagnóstico precoce do glaucoma.

Visão infantil

Com o inicio da vida escolar podem surgir problemas na visão que influenciam no aprendizado da criança, causando baixo rendimento. Conhecidos como “grau”, os erros refrativos são a causa mais comum de deficiência visual, nestes se incluem a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Os pais e professores devem ficar atentos a qualquer sinal de desconforto na visão das crianças, porque o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a saúde ocular infantil e o bom desenvolvimento escolar.